Saiba algumas curiosidades sobre a saliva e a salivação excessiva em cães e gatos.

Saiba algumas curiosidades sobre a saliva e a salivação excessiva em cães e gatos.

Curiosidades sobre a saliva dos cães e gatos

A saliva dos animais tem poder curativo, mesmo que a boca dos peludos apresente microrganismos indesejáveis. Porém, apenas a saliva não é “remédio” suficiente para tratar machucados.

Assim como nos cães, você sabia que os humanos também têm esse poder? De acordo com um relatório da Federation of American Societies for Experimental Biology, a saliva dos humanos também possui histatina – que é responsável por aumentar a velocidade da cicatrização.

Os gatos também possuem defesas parecidas. Porém, como têm uma língua mais áspera, podem ampliar os ferimentos mais rapidamente, atrapalhando o tratamento posterior.

Nem sempre a saliva é um bom sinal, claro. A salivação em excesso nos cachorros pode ser sintoma de doença digestiva. Isso porque, nesses casos, eles são incapazes de arrotar ou vomitar o alimento preso no estômago e começam a babar.

E falando em salivação excessiva, as raças campeãs de babas são: Dogue de Bordeaux, Bloodhound,Dogue Alemão, Boxer e Buldogue Inglês. Você tem algum desses babões em casa?

One thought on “Saiba algumas curiosidades sobre a saliva e a salivação excessiva em cães e gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *